Música a arte de combinar sons. Estaremos neste curso estudando
os 3 elementos fundamentais da música: melodia, harmonia e
ritmo.
Melodia: sucesso de sons formando um sentido musical.
Harmonia: sons ouvidos ao mesmo tempo, observando as leis dinâmicas que regem seu comportamento.
Ritmo: movimentos dos sons regulados pela sua maior ou menor duração.
Começaremos a analisar a partir de agora alguns conceitos essenciais para o entendimento dos elementos da música.
Os sons produzidos no teclado variam de tecla para tecla. Cada tecla emite um som diferente, ou seja, uma nota musical diferente. O que varia entre eles o que chamamos de intervalo. Intervalo a diferença de altura entre dois sons (notas musicais). Na música ocidental o menor intervalo existente meio tom, ou semitom.
Os intervalos podem ser ascendentes (quando a segunda nota mais aguda que a primeira) ou descendentes (quando a segunda nota mais grave que a primeira). Também podem ser simples, quando a distância entre as notas está dentro de uma oitava (a ser explicada adiante), e podem ser compostos, quando a distância entre as notas superior a uma oitava.
Cada intervalo possui um nome e uma qualidade, de acordo com a seguinte tabela, que ilustra somente os intervalos simples.
Melodia: sucesso de sons formando um sentido musical.
Harmonia: sons ouvidos ao mesmo tempo, observando as leis dinâmicas que regem seu comportamento.
Ritmo: movimentos dos sons regulados pela sua maior ou menor duração.
Começaremos a analisar a partir de agora alguns conceitos essenciais para o entendimento dos elementos da música.
Os sons produzidos no teclado variam de tecla para tecla. Cada tecla emite um som diferente, ou seja, uma nota musical diferente. O que varia entre eles o que chamamos de intervalo. Intervalo a diferença de altura entre dois sons (notas musicais). Na música ocidental o menor intervalo existente meio tom, ou semitom.
Os intervalos podem ser ascendentes (quando a segunda nota mais aguda que a primeira) ou descendentes (quando a segunda nota mais grave que a primeira). Também podem ser simples, quando a distância entre as notas está dentro de uma oitava (a ser explicada adiante), e podem ser compostos, quando a distância entre as notas superior a uma oitava.
Cada intervalo possui um nome e uma qualidade, de acordo com a seguinte tabela, que ilustra somente os intervalos simples.
| Nome | Qualidade | Distância em tons e semitons |
| 2º (Segunda) | A (Aumentada) | 1 & 1/2 tons (3 semitons) |
| M (Maior) | 1 tom (2 semitons) | |
| m (menor) | 1/2 tom (1 semitom) | |
| d (diminuta) | nulo | |
| 3º (Terça) | A (Aumentada) | 2 & 1/2 tons (5 semitons) |
| M (Maior) | 2 tons (4 semitons) | |
| m (menor) | 1 & 1/2 tons (3 semitons) | |
| d (diminuta) | 1 tom (2 semitons) | |
| 4º (Quarta) | A (Aumentada) | 3 tons (6 semitons) |
| J (Justa) | 2 & 1/2 tons (5 semitons) | |
| d (diminuta) | 2 tons (4 semitons) | |
| 5º (Quinta) | A (Aumentada) | 4 tons (8 semitons) |
| J (Justa) | 3 & 1/2 tons (7 semitons) | |
| d (diminuta) | 3 tons (6 semitons) | |
| 6º (Sexta) | A (Aumentada) | 5 tons (10 semitons) |
| M (Maior) | 4 & 1/2 tons (9 semitons) | |
| m (menor) | 4 tons (8 semitons) | |
| d (diminuta) | 3 & 1/2 tons (7 semitons) | |
| 7º (Sétima) | A (Aumentada) | 6 tons (12 semitons) |
| M (Maior) | 5 & 1/2 tons (11 semitons) | |
| m (menor) | 5 tons (10 semitons) | |
| d (diminuta) | 4 & 1/2 tons (9 semitons) | |
| 8º (Oitava) | A (Aumentada) | 6 & 1/2 tons (13 semitons) |
| J (Justa) | 6 tons (12 semitons) | |
| d (diminuta) | 5 & 1/2 tons (11 semitons) |
interessante observar que os intervalos 4, 5 e 8 s admitem 3
qualidades: justo, aumentado e diminuto; e que os outros admitem 4 qualidades:
Maior, menor, Aumentado e diminuto, embora as duas últimas sejam pouco utilizadas
na prática.
Veremos agora os intervalos no teclado. O teclado compõe-se de várias teclas brancas e pretas. A figura abaixo ilustra parte de um teclado (por questão de espaço colocamos números somente nas teclas brancas):
Veremos agora os intervalos no teclado. O teclado compõe-se de várias teclas brancas e pretas. A figura abaixo ilustra parte de um teclado (por questão de espaço colocamos números somente nas teclas brancas):
Vemos que a sequência de teclas entre a tecla 1 e a tecla 12 repete entre a tecla 13 e a tecla 24. Cada sequência chamamos de uma oitava. Desta forma, quando se diz que um teclado possui 5 oitavas, ele possui 5 destas sequências, ou 60 teclas (5 x 12 ). Por que esta sequência chama-se oitava? Iremos agora ilustrar os conceitos de intervalos mencionados anteriormente.
Dissemos que um intervalo a distância entre duas notas, e que o menor intervalo conhecido como semitom. Portanto, como exemplo, da tecla 1 tecla imediatamente depois (a preta, entre a 1 e a 3) temos um semitom. Outro exemplo: da tecla 12 tecla imediatamente depois (13) temos 1 semitom também (no h nenhuma outra tecla entre elas). Da tecla 3 5 temos 2 semitons (ou 1 tom): um semitom entre a 3 e a 4, e outro semitom entre a 4 e a 5. Da tecla 8 12 temos 4 semitons (ou 2 tons), e assim por diante.
Atribuindo as qualidades para os intervalos temos que entre a tecla 6 e 8 temos um intervalo de Segunda Maior (1 tom) . O mesmo intervalo se verifica entre as teclas 5 e 7, 8 e 10, 10 e 12, etc.
Temos um intervalo de Terça menor entre as teclas 1 e 4, por exemplo.
Temos um intervalo de Quinta Justa entre as teclas 6 e 13, por exemplo. E temos um intervalo de uma Oitava Justa entre as teclas 1 e 13 , por exemplo. Da o nome oitava. interessante observar que a oitava no ocorre sempre entre as teclas 1 e 13. Entre as teclas 2 e 14 também temos o intervalo de uma oitava, e assim por diante.
Intervalos superiores a uma oitava são chamados intervalos compostos. Dentre os intervalos compostos mais utilizados, h o de 9 (Nona), 11 (Décima Primeira) e 13 (Décima Terceira). O de Nona na verdade composto de um intervalo de uma Oitava adicionado a um de Segunda. O de Decima Primeira composto de uma Oitava mais um de Quarta; e o de Décima Terceira composto de uma Oitava mais um de Sexta. Por exemplo, entre a tecla 1 e 13 h uma Oitava, entre a 13 e 15 h uma Segunda Maior, portanto, entre a 1 e 15 h um intervalo de Décima Primeira.
Vamos agora atribuir nomes cada tecla. A tecla 1 emite a nota D, a 3 emite a nota R, a 5 emite a nota Mi, a 6 emite a nota F, a 8 emite a nota Sol, a 10 emite a nota L, a 12 emite a nota Si, a tecla 13 emite a nota D, s que uma oitava acima (mais aguda) da nota D anteriormente, a 15 emite a nota R, também uma oitava acima, e assim por diante.
Cada nota possui uma abreviação, de acordo com a tabela abaixo:
| Nota | Cifra |
| Dó | C |
| Ré | D |
| Mi | E |
| Fá | F |
| Sol | G |
| Lá | A |
| Si | B |
A estas abreviações damos o nome de cifras.
Estas são as notas naturais. E as teclas pretas? Como podemos observar, entre as teclas 1 e 3 temos um intervalo de um tom. J dissemos que o menor intervalo existente no teclado de um semitom. Da a existência das teclas pretas. A de número 2, por exemplo, situa-se entre as teclas 1 e 3, dividindo o intervalo de um tom em dois semitons. Qual o nome desta nota? Bem, há na música os sinais de alteração, que, ao serem colocados antes das notas modificam o seu som, conforme a tabela abaixo:
Estas são as notas naturais. E as teclas pretas? Como podemos observar, entre as teclas 1 e 3 temos um intervalo de um tom. J dissemos que o menor intervalo existente no teclado de um semitom. Da a existência das teclas pretas. A de número 2, por exemplo, situa-se entre as teclas 1 e 3, dividindo o intervalo de um tom em dois semitons. Qual o nome desta nota? Bem, há na música os sinais de alteração, que, ao serem colocados antes das notas modificam o seu som, conforme a tabela abaixo:
| Sinal | Significado | Efeito |
| # | Sustenido | Eleva a nota um semitom |
![]() ![]() |
Dobrado sustenido | Eleva a nota um tom |
| b | Bemol | Abaixa a nota um semitom |
| bb | Dobrado bemol | Abaixa a nota um tom |
![]() ![]() | Bequadro | Anula o efeito de qualquer uma das alterações anteriores |
Portanto, a primeira tecla preta na figura (a de número 2) pode
ser denominada C# ou Db. A de número 4 pode ser denominada D# ou Eb, e assim por
diante. A tabela abaixo descreve todas as notas de uma oitava:
| Nota | Cifra |
| Dó | C |
| Dó sustenido (Ré bemol) | C# (Db) |
| Ré | D |
| Ré sustenido (Mi bemol) | D# (Eb) |
| Mi | E |
| Fá | F |
| Fá sustenido (Sol bemol) | F# (Gb) |
| Sol | G |
| Sol sustenido (Lá bemol) | G# (Ab) |
| Lá | A |
| Lá sustenido (Si bemol) | A# (Bb) |
| Si | B |
Na tabela de intervalos, podemos verificar que os intervalos
Terça Aumentada e Quarta Justa são idênticos, ambos possuindo 2 tons e 1
semitom. Como diferenciá-los na prática? Bem, entre as notas G e C temos um
intervalo de 4J, e não 3A, pois entre G e C temos 4 notas (G,A,B e C). Já entre
as notas G e B# temos um intervalo de 3A, pois há 3 notas no intervalo (G,A e
B).
Notas enarmônicas são aquelas que apresentam o mesmo som, porém possuem nomes diferentes. Ex.: Abb=G, E#=F, etc.
Na aula 2 estudaremos a pauta, a representação das notas e as posições de cada nota no teclado. Arquivos contendo sequências de notas são disponibilizados nesta aula de forma que o aluno possa escutar e praticar junto com o computador.
Notas enarmônicas são aquelas que apresentam o mesmo som, porém possuem nomes diferentes. Ex.: Abb=G, E#=F, etc.
Na aula 2 estudaremos a pauta, a representação das notas e as posições de cada nota no teclado. Arquivos contendo sequências de notas são disponibilizados nesta aula de forma que o aluno possa escutar e praticar junto com o computador.
Para passar para a próxima aula o aluno deverá responder
corretamente as questões de 1 a 4. As respostas serão dadas na Aula 02.
1) Quantos semitons h entre a nota A (Lá) e a nota B (Si)?





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