Respostas das questões da Aula 06:
1) D 2) D 3) C
Nas câmeras profissionais e semi-profissionais as objetivas são
normalmente intercambiáveis e possuem uma rosca na parte frontal de forma que
possamos enroscar filtros para obter os mais diversos efeitos.
Temos duas famílias básicas de filtros: os corretivos e os de efeitos especiais. Entre os corretivos temos:
Ultravioleta (UV): elimina as radiações ultravioletas, que podem fazer com que a foto saia desfocada ou azulada.
Skylight: possui funcionamento similar ao UV, eliminado as radiações ultravioletas.
Como estes filtros não reduzem a quantidade de luz que chega ao sensor, é aconselhável ter um deles sempre acoplados à objetiva, pois servem como proteção contra poeira e outras impurezas que podem danificar as lentes.
Polarizador: aumenta a saturação da cor, elimina reflexos e brilhos de superfícies em geral. Como este filtro reduz a intensidade de luz que chega ao sensor, se a máquina não possui fotometragem (medição da luz) através da objetiva, é necessário aumentar a exposição em 2 ou 3 pontos, para compensar a perda de luz. A foto abaixo foi tirada utilizando um filtro polarizador. Observe o céu "excessivamente" azul. Com este filtro, as cores ficam mais vivas, enriquecendo a foto. O efeito tem que ser dosado pois dependendo do caso pode parecer artificial. Este filtro possui um "ajuste", à medida que giramos seu anel o efeito é intensificado, de acordo com a posição da luz que incide sobre ele.

Temos duas famílias básicas de filtros: os corretivos e os de efeitos especiais. Entre os corretivos temos:
Ultravioleta (UV): elimina as radiações ultravioletas, que podem fazer com que a foto saia desfocada ou azulada.
Skylight: possui funcionamento similar ao UV, eliminado as radiações ultravioletas.
Como estes filtros não reduzem a quantidade de luz que chega ao sensor, é aconselhável ter um deles sempre acoplados à objetiva, pois servem como proteção contra poeira e outras impurezas que podem danificar as lentes.
Polarizador: aumenta a saturação da cor, elimina reflexos e brilhos de superfícies em geral. Como este filtro reduz a intensidade de luz que chega ao sensor, se a máquina não possui fotometragem (medição da luz) através da objetiva, é necessário aumentar a exposição em 2 ou 3 pontos, para compensar a perda de luz. A foto abaixo foi tirada utilizando um filtro polarizador. Observe o céu "excessivamente" azul. Com este filtro, as cores ficam mais vivas, enriquecendo a foto. O efeito tem que ser dosado pois dependendo do caso pode parecer artificial. Este filtro possui um "ajuste", à medida que giramos seu anel o efeito é intensificado, de acordo com a posição da luz que incide sobre ele.

Foto 22
Local: Arraial do Cabo - RJ
Máquina: Nikon N50
Objetiva: Nikor 35-80
Neutral Density: reduzem a luz, sem modificar as cores. Encontramos o ND2, que reduz a 50%, ND4, que reduz a 25% e o ND8, que reduz a 13%. Imagine que você quer tirar uma foto parecida com a foto 19 deste curso. Para isso, você precisa ter um tempo de exposição em torno de 2 segundos. Se o dia estiver muito claro, a luz será excessiva, mesmo regulando a abertura para a mais baixa possível. Neste caso, basta utilizar um deste filtros, que permitirá utilizar um tempo de exposição maior.
Filtros coloridos: utilizados em fotografias em preto e branco. Servem para contrastar cores. Assim, um filtro amarelo escurece a cor azul, um filtro verde escurece a cor vermelha, etc.
81A e 81B: utilizados para "aquecer a foto", eliminando os tons azulados.
80A e 80B: servem para corrigir a luz quando em ambientes com luz artificial.
E entre os filtros de efeitos visuais temos:
Cross screen: produz brilhos acentuados em forma de estrelas nos pontos de luz existentes na cena. Veja foto abaixo:
Foto 23
Local: Parati - RJ
Máquina: Nikon N50
Objetiva: Nikor 35-80
Soft Focus ou Difusor: causa uma difusão da luz, simulando uma "névoa". Veja foto abaixo:
Foto 24
Local: Praia de Icaraí - Niterói - RJ
Máquina: Nikon N50
Objetiva: Nikor 35-80
Graduated: possui uma cor em degradée da parte superior à parte inferior. Geralmente é utilizado para dar um colorido especial ao céu.



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