sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Curso de Fotografia - Aula 05 - O Filme

Aula 05 - O Filme


Respostas das questões da Aula 04:
1) A 2) B 3) C


Embora os filmes já não sejam mais utilizados atualmente, é interessante conhecer um pouco do seu funcionamento, uma vez que há características na tecnologia digital que seguem algumas definições utilizadas nos filmes (ISO, por exemplo), além de efeitos que são disponibilizados nas câmeras digitais que procuram simular alguns efeitos obtidos com o uso do filme.


Os filmes podem ser negativos ou positivos (conhecidos também como filmes cromo, ou ainda slides). Os negativos podem ser encontrados a cores ou preto e branco.

Nos filmes negativos, a imagem é gravada no filme em cores invertidas. Com o processo de revelação e ampliação em papel, as cores são restauradas. No filme positivo a imagem é gravada diretamente, sem inversões. Desta forma, a imagem pode ser vista diretamente no filme. Corta-se o filme em pedaços, um para cada foto, coloca-se cada pedaço em molduras de plásticos e utiliza-se projetor de slides para ver as fotos (ou pode-se utilizar visores contra a luz).

Nos filmes negativos, durante o processo de revelação e ampliação, o laboratório pode corrigir algumas imperfeições na exposição de luz da foto. Nos filmes positivos isso não é possível, devendo o fotógrafo ser mais cuidadoso na leitura da luz quando utiliza-se este filme. No entanto o filme positivo apresenta uma qualidade melhor quando comparada à encontrada nos filmes positivos. Sua saturação de cores e nitidez são bem melhores, sendo o preferido para produção de imagens em revistas, etc. Qualquer máquina pode utilizar qualquer um destes tipos de filmes.

Já os filmes negativos preto e branco geram fotos onde as formas dos elementos e o conteúdo da foto são realçados devido à ausência do elemento cor.

Os filmes podem possuir vários formatos e tamanhos, sendo o de 35mm o mais utilizado atualmente. Há outros formatos, como os utilizados em câmeras de médio e grande formatos, os filmes para o sistema APS também são diferentes, etc.

Cada filme, independente do formato e se é negativo ou positivo, possui uma sensibilidade à luz. Quanto mais fino for o grão de prata de filme, mais lento é o mesmo, ou seja, é menos sensível. Isto ocorre porque o filme tem mais grãos para a luz sensibilizar, daí o tempo necessário para a captação da imagem ser maior nestes filmes, além de requerer uma quantidade de luz maior.

A grande vantagem dos filmes menos sensíveis é a qualidade da imagem. Por ter mais pontos, a definição nos filmes lentos é maior. A foto tirada com um filme lento pode ser ampliada mais vezes do que uma tirada com um filme lento, para a mesma qualidade da imagem final.

A foto com um filme de alta sensibilidade é mais granulada que o normal, como podemos verificar pelas fotos abaixo:
 

Foto 16
Local: Praia de Icaraí - Niterói - RJ
Máquina: Nikon N50
Filme: Kodak PB ASA 3200
Objetiva: Nikor 35-80 



Foto 17
Local: Niterói - RJ
Máquina: Nikon N50
Filme: Kodak PB ASA 3200
Objetiva: Nikor 35-80

Em relação à sensibilidade, os filmes podem ser divididos em:

Lento: são os que possuem grãos finos de prata, exigindo um tempo maior de exposição e muita luz.
Médio: de granulação média, são utilizados em condições normais de luz.
Rápido: de granulação acentuada, são utilizados em situações de pouca iluminação onde não há condições para exposições prolongadas (fotos noturnas, espetáculos em teatros, etc).

A sensibilidade é indicada através de um número em uma unidade denominada ASA (American Standard Association) ou ISO (International Standard Organization). Quanto maior este número, mais sensível é o filme. Os filmes com ASA de 20 a 64 são considerados lentos, os filmes com ASA de 80 a 320 são considerados médios, e os filmes de 400 a 3200 são considerados rápidos.

Assim, num ambiente com pouca iluminação, a foto utilizando um filme com ASA 100 necessitará de um tempo de exposição razoável. Já com um filme ASA 800 o tempo de exposição necessário seria menor. A desvantagem de utilizar um tempo de exposição lento é que provavelmente será necessário a utilização de um tripé para que a foto não saia tremida e, dependendo da situação, nem sempre é possível. Utilizar o flash só adianta se os objetos estiverem próximos. No caso da foto abaixo, o palco estava longe, fora do alcance do flash. A foto saiu correta pois utilizei um filme sensível (sem flash e sem tripé):
 

Foto 18
Local: Nova Jerusalém - PE
Máquina: Zenit 12XP
Filme: Kodak ASA 800 

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